Home Ceará Agência detecta mais três focos de peste suína no Ceará

Agência detecta mais três focos de peste suína no Ceará

3 Primeira leitura
0
0
358

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) registrou mais três focos de peste suína clássica no estado. Além do município de Forquilha, onde foram identificados dois casos na semana passada, animais contaminados também foram encontrados em Groaíras e Santa Quitéria.

Devido às notificações, o Governo do Ceará decretou estado de emergências nas cidades citadas, todas na região Noroeste. Com a situação de emergência, produtores dos municípios não podem receber ou vender porcos para outras cidades.

Para conter a situação e investigar as causas da contaminação, a Adagri deu início ao trabalho de uma força-tarefa com 20 técnicos para fazer inspeções nas propriedades onde foram encontrados os focos da doença.

Segundo o diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira, a doença não representa riscos de saúde para humanos. No entanto, há ameaças relevantes para os produtores locais, que podem perder parcelas consideráveis dos animais.

“Essa doença não causa nenhum problema ao ser humano, nem o consumo da carne. Os riscos são exclusivamente para os produtores suínos, então esse é um problema de ordem econômica e por isso a Adagri juntou vários profissionais que estão nas regiões de foco e estamos investigando todos os possíveis casos dessa doença no Ceará”, disse Sobreira.

O diretor da Adagri ainda comentou que o Governo do Estado tem tomado medidas para que as pessoas não movimentem os animais contaminados para evitar que a doença se alastre e chegue em outras localidades. Segundo Sobreira, todas as propriedades onde foram encontrados os focos da peste suína são de pequeno porte.

“Já temos um perfil dessas propriedades que viraram focos, e todas são de pequeno porte, com no máximo 200 animais, ou seja, são de subsistência. Então essas medidas servem para que as pessoas não movimentem esses animais e para conter os riscos”, analisou.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Campanha de Haddad declara que gastou 15 vezes mais do que Bolsonaro informou ao TSE

O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, declarou à Justiça Eleitoral despesas de …