Home Ceará Baixo nível hídrico de açudes e reservatórios do Ceará preocupam especialistas, diz Funceme

Baixo nível hídrico de açudes e reservatórios do Ceará preocupam especialistas, diz Funceme

3 Primeira leitura
0
0
49

Os açudes do Ceará estão com apenas 16% de sua capacidade e preocupam especialistas, segundo o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio. Eduardo foi à Brasília nesta quarta-feira (10) tratar de planos de alocação do São Francisco e de seca para a Região Nordeste.

O presidente da Funceme reforça que algumas regiões estão com situações bem críticas.

“Em média estamos com 16% . Algumas regiões estão críticas. O setor de recursos hídricos está atento, monitorando aí as cidades que tem ainda reserva para o atendimento a sua população e aquelas que estão com o horizonte mais próximo das cidades. As situações e as ações estão sendo mapeadas para garantir o atendimento de água para essas populações”, finalizou.

Prognóstico de chuvas para 2019

Sobre o prognóstico de chuvas para 2019 no Ceará, Eduardo disse que o assunto só deve ser estudado somente no mês de dezembro.

“No exato momento nós temos uma situação de neutralidade no pacifico equatorial. Nós temos que continuar monitorando para vermos como é que vai ser essa evolução dessas temperaturas até o final do ano e inicio do próximo. E aí é o momento para gente fazer qualquer prognóstico quanto a quadra chuvosa do próximo ano”, afirmou.

Eduardo explica que as chuvas no Ceará dependem da situação dos oceanos. Particularmente no Pacífico Sul e o Atlântico Equatorial.

“Estamos sempre sistematicamente acompanhando a situação dos oceanos exatamente porque eles é que regulam o clima da nossa região. No particular o Pacífico Equatorial e o Atlântico Equatorial. Eles são muito importantes para as chuvas que acontecem aqui no nordeste”.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Prefeitura de Várzea Alegre paga segunda parcela do 13º Salário

A Prefeitura de Várzea Alegre anunciou para esta quarta-feira, 12, o pagamento da segunda …