Home Ceará Ceará vai manter vacinação contra gripe para grupos prioritários que não atingiram meta

Ceará vai manter vacinação contra gripe para grupos prioritários que não atingiram meta

4 Primeira leitura
0
0
81

Dois dos sete grupos prioritários não alcançaram a cobertura de 90% de doses aplicadas da vacina contra a gripe: crianças entre seis meses e cinco anos e gestantes. Entre as crianças, o percentual de vacinação foi de 86,96%; e o de gestantes, 87,77%. Ainda assim, o Ceará alcançou a meta nacional ao vacinar 95,63% do público-alvo, o que representa 2.212.492 de doses aplicadas

“Nós estamos orientando os municípios para que, mesmo com o fim da campanha – e se ainda tiverem estoque de vacinas –, sigam aplicando especialmente nesses dois grupos”, afirma Ana Vilma Leite Braga, coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado.

“De acordo com o Ministério da Saúde, se o estado conseguir que 70% dos municípios atinjam a meta com cobertura total, significa que ele atingiu a meta estabelecida. Nós tivemos 168, dos 184 municípios, com cobertura total. Em outros 105 a cobertura foi homogênea, o que significa que atingiram a meta em todos e em cada um dos grupos prioritários”, explica.

Destaque

Em termos percentuais, o Ceará é o estado do Nordeste com maior cobertura e homogeneidade e o quarto do Brasil, atrás apenas de Goiás, Amapá e Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha não vai ser prorrogada e não há vacina extra para enviar aos estados. “Todas as vacinas já foram distribuídas aos municípios e quem ainda tiver vacinas deve manter a vacinação”, ressalta

Em Fortaleza ainda há um estoque pequeno de vacinas que vão ser aplicadas em gestantes e crianças, grupos onde a meta não foi alcançada entre os prioritários.

“Todas as vacinas já foram distribuídas e como algumas categorias superaram a meta, agora devemos focar nas crianças e gestantes. Não vamos abrir para outros grupos”, alerta Ana Vilma.

Entre os grupos que superaram a meta estão os professores (119%), trabalhadores em saúde (112%), puérperas (107%), indígenas (97%), e idosos (96%).

No Ceará, foram distribuídas 2.515.300 doses para atender público-alvo total de 2.286.580 pessoas. Como foram aplicadas 2.212.492 doses, ainda estão disponíveis nos postos de saúde em todo o estado 302.808 doses.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Ministério Público ajuizou ação por improbidade administrativa contra prefeito e secretária de assistência social de Iguatu

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou na última segunda-feira, 12 de novembro, a…