Home Notícias Cedro realiza Semana contra o Aedes aegypti

Cedro realiza Semana contra o Aedes aegypti

4 Primeira leitura
0
0
19

No período de 3 a 7 de dezembro, moradores da cidade de Cedro serão mobilizados para o combate ao mosquito Aedes aegypti, causador das doenças dengue, zika e chikungunya, por meio de diversas ações. Participarão escolas da rede municipal de ensino, Unidades Básicas de Saúde (UBS), grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e a Brigada Municipal.

A ação faz parte do planejamento anual de combate às arboviroses da Secretaria de Saúde, em parceria com o Comitê Municipal de Combate às Arboviroses. O governo do Ceará e o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya da Secretaria de Saúde do Ceará também estão juntos na empreitada.

A abertura acontecerá na próxima segunda-feira, 3 de dezembro com mutirão de visitas a bairros críticos. Ainda acontecerão palestras educativas, ações nas escolas, limpeza de canais. O encerramento terá a Gincana Escolar “Todos contra às Arboviroses”, no ginásio poliesportivo, a partir das 7 da manhã. Estão engajadas as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Infraestrutura e do Trabalho e Assistência Social, além dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Para o Prefeito Dr. Nilson Diniz, as ações preventivas relacionam-se com a chegada da quadra chuvosa. “O combate já acontece semanalmente em parceria com à população”, frisou. “É mais uma forma de continuarmos na luta contra o mosquito Aedes aeygpti, que no período de chuva se prolifera rapidamente. É importante, durante esta semana, que a população intensifique as ações em suas residências”.

“Neste ano, propomos a realização da Semana Municipal de Mobilização para sensibilizar e mobilizar a sociedade no enfrentamento ao vetor, mantendo as diretrizes adotadas pelo Estado”, reforça o Coordenador do Comitê, Marciel Bezerra.

Além destas ações, serão intensificadas a parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), para a divulgação do Programa “Aedes em Foco”, com o projeto-piloto composto de diversas etapas e que inclui aplicativos, cursos, palestras e pesquisa em campo. “Já somos referência no combate ao mosquito. As parcerias são fundamentais para que possamos cada vez mais avançar na oferta de mais qualidade de vida”, destaca o Secretário de Saúde Russel Sirius.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado, o município de Cedro registrou, até o mês de outubro, 13 casos de dengue, chikungunya e nenhum de zika.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

PRISÃO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO DENTRO DE RESIDÊNCIA EM ICÓ

Por volta das 10h30min de ontem (16), a policia militar através do 190 recebeu uma denúnci…