Home Geral Cedro terá projeto pioneiro contra as arboviroses em parceria com a UFC e Sesa

Cedro terá projeto pioneiro contra as arboviroses em parceria com a UFC e Sesa

3 Primeira leitura
0
0
89

A cidade de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, será a primeira do Interior a implantar um programa pioneiro de prevenção da dengue, chikungunya e zika em parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O projeto ‘Aedes em foco’ foi lançado na tarde desta segunda-feira, 29, no auditório do Senac e prevê o uso de tecnologia para a identificação e combate aos focos do mosquito transmissor das arboviroses.

O programa foi lançado pelos professores da UFC, Ivo Castelo Branco e Henrique Pequeno. Há cerca de um ano e meio os docentes estão desenvolvendo o projeto que usa plataforma digital (smartphones e tablets) para informar sobre os focos do vetor, reservatórios de água descobertos nos imóveis por agentes de Endemias, de Saúde e pelos próprios moradores.

professor Ivo Castelo Branco observou que as ações atuais, apesar dos esforços das Prefeituras, não consegue vencer o mosquito. “Só é preciso um por cento de foco para se ter uma epidemia porque o vetor se multiplica rapidamente”, pontou. “O combate é difícil, mas com a participação de todos, moradores, estudantes, professores, agentes, podemos vencer essa luta”.

Henrique Pequeno, do Instituto UFC Virtual, fez a apresentação da plataforma, ouviu sugestões e está otimista com o uso do aplicativo. “É de fácil manuseio, individualmente ou por brigadas criadas contra a dengue, com informação instantânea chegando à Prefeitura e de resposta imediata”, explicou. Em março próximo, após treinamento, o projeto deve estar em campo na cidade de Cedro.

O projeto tem o financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) do governo do Estado.  

 

Com informações do Diário Centro Sul/Edição: Portal Icó News

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Clínica de vacinação imunne informa: o que é meningite meningocócica?

A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o céreb…