Home Destaque Ciclo de festas religiosas prossegue em Icó com festa dedicada à padroeira Nossa Senhora da Expectação

Ciclo de festas religiosas prossegue em Icó com festa dedicada à padroeira Nossa Senhora da Expectação

4 Primeira leitura
0
0
108

O ciclo de festas religiosas prossegue neste mês de dezembro e início de janeiro na cidade de Icó. Neste sábado, 8, houve procissão de encerramento do novenário em louvor à Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Igreja do Monte.

Agora os católicos começam a festejar novenário em louvor à padroeira, Nossa Senhora da Expectação (Maria Santíssima, grávida, à espera de dar à luz, o filho, Menino Deus, Jesus). Os festejos prosseguem até o próximo dia 18, quando haverá missa oficial e solene de encerramento e procissão pelas ruas do centro histórico, no Largo do Théberge.

A festa religiosa em louvor à Nossa Senhora da Expectação é uma das mais antigas do Estado, desde 1709, e segue a tradição portuguesa. É celebrada, portanto, em Icó, há 309 anos. É a única Santa com esse título, em paróquia no Ceará.

A tradição é antiga. A capela foi construída em 1709 e depois a Matriz, em 1785. “Aqui, em Icó, vivemos a preparação para o Natal”, frisou o bispo dom Édson de Castro Homem. “A própria denominação nos remete a Nossa Senhora Grávida, próxima de ter o filho, que é a luz do mundo”.

Os festejos da padroeira de Icó se relacionam com a celebração do Natal para os cristãos. “Celebrar Nossa Senhora da Expectação representa fortalecer o amor de Cristo para com a humanidade, o amor de mãe”, disse a aposentada Maria Socorro Alexandre, 80. “Desde criança que participo dessa festa”.

Este é o primeiro ano em que o frade, Juraci Barbosa, pároco da Matriz de Nossa Senhora da Expectação e reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, celebra a festa da padroeira de Icó. O religioso disse que está na espera de grandes festejos em louvor à Maria Santíssima, uma devoção antiga e bonita da Igreja Católica, que antecede o Natal, bem como ao Senhor do Bonfim.

A festa dedicada ao Senhor do Bonfim começa no próximo dia 22 e prossegue até o dia 1º de janeiro, quando é realizada a grande e tradicional procissão. A imagem centenária do Senhor do Bonfim (Jesus Cristo crucificado) fica exposta até o dia 6 de janeiro, quando é celebrada missa e feita a recondução ao altar mor.

 

 

Diário Centro Sul/ Edição Portal Icó News

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Barragens do Vale do Capim Pubo em Icó começam a sangrar

Com as recentes chuvas que banharam o município de Icó, inclusive com a da noite de sexta …