Home Geral Comunidade de Caiana em Cedro realiza feira da agricultura familiar

Comunidade de Caiana em Cedro realiza feira da agricultura familiar

5 Primeira leitura
0
0
33

Fomentar a participação das comunidades rurais em atividades que possam expandir as potencialidades locais, objetivando aproximar a população dos produtores, mediante a oferta de cursos e demais oportunidades. Eis a meta da Prefeitura de Cedro e da Secretaria de Agricultura com a realização da II Feira da Agricultura Familiar na comunidade da Caiana.

A Associação Comunitária Vale do Machado, sediado na comunidade de Caiana, promoveu a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar com a exposição de uma grande diversidade de ovinos, caprinos, galinhas, patos e capotes. Também teve comidas típicas, salgados, frutas, verduras, hortaliças, doces e artesanatos produzidos e vendidos pelos agricultores familiares locais, em número de 35.

Cedro vem ampliando a oferta de oportunidades para as famílias do campo. Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, o empreendedorismo é essencial no incremento da renda familiar. “Pude prestigiar in loco a produção e o incansável trabalho que aqueles homens e mulheres desenvolvem. Saibam os produtores rurais cedrenses que o compromisso da nossa gestão é apoiar fortemente o homem do campo”.

O presidente da Associação Vale do Machado, Antônio de Souza Lima, agradeceu o apoio da gestão municipal e comentou que antigamente o agricultor sobrevivia à base do milho e do feijão, somente. “Hoje, não. Existem várias oportunidades para o homem do campo se qualificar, ter conhecimento necessário para ampliar suas ações. Podemos constatar esses avanços na ovinocultura e na bovinocultura, atualmente o potencial maior da comunidade”. Orlando destaca que a culinária apresentada no evento é resultado dos cursos disponibilizados para a comunidade rural. “Estamos cada vez mais fortalecidos. Nossas famílias estão tendo muitas oportunidades, sem olhar para o passado tão sofrido”, observou.

Foram movimentados cerca de R$ 11 mil. “O resultado foi positivo e estava na nossa previsão. Já estamos no planejamento da terceira edição”, ressalta Antônio de Souza.

Outras ações

A exemplo da comunidade da Caiana, o distrito de Santo Antônio também se prepara para segunda edição da sua Feira, com suporte e apoio da gestão municipal e associações. “Vamos estender a ação a outros distritos. Nossa ideia é que possamos incentivar e fortalecer ainda mais a agricultura família”, ressalta o secretário de Agricultura Manoel Bezerra.

VI ExpoCedro

A Prefeitura promove, em outubro, a IV Exposição de Caprinos e Ovinos, que abrigará a IV Feira da Agricultura Familiar de Cedro. O visitante poderá conferir exposições de animais, concurso leiteiro, ciclo de palestras, venda de produtos da Agricultura Familiar, shows culturais e diversas inovações no segmento tecnológico e gastronômico.

 

 

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Promoções e novidades em calçados é na REALCE CALÇADOS ICÓ

Na Realce Calçados você vai encontrar sapatos, sandálias, botas, rasteiras, tênis e sapatê…