Home Destaque Dia do Radialista! Parabéns a todos os profissionais do Radio

Dia do Radialista! Parabéns a todos os profissionais do Radio

3 Primeira leitura
0
0
17

Hoje, 7 de novembro, o Portal Icó News tem a honra de celebrar, oficialmente, o Dia do Radialista!
É válido lembrar que antes da lei nº 11.327, de 27 de julho de 2006, o dia era comemorado em 21 de setembro.

A data é uma maneira de homenagear o profissional que apresenta programas e informativos radiofônicos e que, através da sua voz marcante, leva muito entretenimento aos ouvintes.

A primeira data, 21 de setembro, foi instituída pela primeira vez em um decreto de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas. A troca surgiu em 2006, quando o ex-presidente Lula decidiu homenagear o radialista Ary Barroso, instituindo o dia 7 de novembro – data de aniversário de Ary – como o Dia do Radialista.

Ary Barroso o inesquecível radialista

Ary ficou órfão de pai e mãe aos 8 anos e ficou sob os cuidados da avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Se formou em 1929 em Ciências Jurídicas e Sociais e em 1930 escreveu as primeiras composições para o teatro musical carioca.

“Aquarela do Brasil”, uma de suas obras, conhecida inicialmente na voz de Aracy Corte, foi regravada até no exterior. Ary também recebeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do filme “Você já foi à Bahia?”, de 1944, de Walt Disney.

Mas foi em 1943 que Ary se realizou ainda mais! Por muitos anos ficou à frente do programa “A Hora do Calouro”, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro. Ele era o responsável por revelar e incentivar grandes talentos musicais.

Ary faleceu em 1964 devido uma cirrose hepática decorrente de alcoolismo.

 

PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Campanha de Haddad declara que gastou 15 vezes mais do que Bolsonaro informou ao TSE

O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, declarou à Justiça Eleitoral despesas de …