Home Notícias ELEIÇÕES 2018: Política predomina em grupos de WhatsApp no Brasil, indica pesquisa

ELEIÇÕES 2018: Política predomina em grupos de WhatsApp no Brasil, indica pesquisa

2 Primeira leitura
0
0
23

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a PUC-MG, apontou que temas políticos são o principal assunto discutido em grupos de Whatsapp no Brasil. Os dados coletados são de janeiro a abril de 2018, relativos a mensagens de texto e títulos de vídeos.

Cerca de 60 grupos do aplicativo foram avaliados. São grupos em que os links de participação são postados na internet e não precisam de autorização dos administradores para a entrada.

Entre as expressões mais citadas, estão Lula, Bolsonaro, Dilma, Ciro, golpe, impeachment e assuntos ligados às eleições presidenciais de outubro. Segundo a pesquisa, a maioria dos vídeos compartilhadores era a respeito de Jair Bolsonaro.

O estudo também levantou informações sobre grupos na Indonésia e na Índia, a título de comparação. Diferentemente do Brasil, nesses dois países, os temas predominantes são anúncios e propagandas.

Em outra pesquisa, a Universidade Federal de Minas Gerais comparou grupos políticos e não políticos. Segundo a UFMG, os resultados mostram que grupos políticos tendem a ser mais movimentados, e que o maior volume de mensagens é postado por poucos usuários.

 

Roberto Moreira

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Clínica de vacinação imunne informa: o que é meningite meningocócica?

A meningite bacteriana é a infecção que provoca a inflamação do tecido que envolve o céreb…