Home Notícias Eleições 2018: TSE oferece capacitação a distância para 180 mil mesários

Eleições 2018: TSE oferece capacitação a distância para 180 mil mesários

4 Primeira leitura
0
0
170

Começou no dia 1º de agosto a etapa de capacitação a distância de mesários das Eleições 2018. Para esta edição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece 180 mil vagas, distribuídas entre mesários de diversos municípios, de acordo com as necessidades identificadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Disponível no Portal de Educação a distância do TSE, o curso foi desenvolvido e implementado pela Seção de Educação a Distância (SEAD) do Tribunal, unidade da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). O treinamento é baseado em conteúdo elaborado pelo Grupo de Trabalho – Materiais Instrucionais para Mesários (GT-Mesários).

Segundo a coordenadora de Educação e Desenvolvimento da SGP, Ana Cláudia Mendonça, o mesário que fará a capacitação a distância já recebeu do cartório eleitoral uma chave de inscrição e instruções para acessar o treinamento, que estará disponível até 6 de outubro, véspera do 1º turno das eleições.

A chefe da Seção de Educação a Distância do TSE, Mônica Simões, explica que o treinamento deste ano traz algumas novidades, como o registro do mesário pela urna no início e no fim da votação, a possibilidade de haver auditoria em tempo real em seções eleitorais sorteadas na véspera da eleição e a localização do eleitor pelo nome social, caso ele tenha solicitado a alteração no cadastro eleitoral.

“Realizar esse trabalho é desafiador pela sua abrangência e, ao mesmo tempo, traz muita satisfação, já que aproxima a equipe das atividades relacionadas com as eleições”, diz Mônica Simões.

Para a secretária de Gestão de Pessoas, Thayanne Fonseca, outro ponto importante do treinamento refere-se ao papel do mesário enquanto fiscal da transparência das eleições. “Uma das vias do boletim de urna é destinada ao presidente da seção eleitoral, para que ele possa comparar o resultado da sua seção com o resultado que a Justiça Eleitoral divulgará posteriormente no site do TSE”, ressalta.

Mais informações sobre o curso no Portal de Educação a distância do TSE.

Acesse também o Canal do Mesário.

LC/RR

 

TSE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Promoções e novidades em calçados é na REALCE CALÇADOS ICÓ

Na Realce Calçados você vai encontrar sapatos, sandálias, botas, rasteiras, tênis e sapatê…