Home Educação Escolas de Fortaleza alcançam meta do MEC para 2021, aponta Ideb

Escolas de Fortaleza alcançam meta do MEC para 2021, aponta Ideb

5 Primeira leitura
0
0
17

As escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza conquistaram o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 (Ideb), tanto nos anos iniciais como nos anos finais, e superou a meta projetada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Roberto Cláudio.

O índice do 5º ano do Ensino Fundamental passou de 5,4, em 2015, para 6, em 2017, superando a meta estabelecida para 2021 (de 5,5). De acordo com o Inep, esse é o segundo melhor resultado entre as capitais do Nordeste e o sétimo lugar entre as capitais brasileiras.

No 9º ano, o índice da capital subiu de 4,4 (2015) para 4,9 (2017), resultado que, conforme o Inep, também superou a meta projetada para 2021, de 4,7. Outro destaque foi que 96,2% das escolas municipais de Fortaleza nos anos iniciais atingiram as metas projetadas pelo MEC para o Ideb. Nos anos finais, este percentual foi de 73,6%.

Mapa mostra a porcentagem de escolas dos anos iniciais do fundamental que já atingiram o Ideb 6, meta esperada para 2021 — Foto: Alexandre Mauro/G1Mapa mostra a porcentagem de escolas dos anos iniciais do fundamental que já atingiram o Ideb 6, meta esperada para 2021 — Foto: Alexandre Mauro/G1

Mapa mostra a porcentagem de escolas dos anos iniciais do fundamental que já atingiram o Ideb 6, meta esperada para 2021 — Foto: Alexandre Mauro/G1

“Já superamos as metas para 2021 e, em 2019, na próxima medição, queremos conquistar médias superiores as metas projetadas. Nosso objetivo é avançar ano a ano”, prevê Dalila Saldanha, secretária da Educação de Fortaleza.

O Ideb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes. O índice é calculado por meio de avaliações de larga escala e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.

O sistema é composto pelas médias de desempenho em português e matemática na Prova Brasil e Ideb.  — Foto: Juliane Souza/G1O sistema é composto pelas médias de desempenho em português e matemática na Prova Brasil e Ideb.  — Foto: Juliane Souza/G1

O sistema é composto pelas médias de desempenho em português e matemática na Prova Brasil e Ideb. — Foto: Juliane Souza/G1

Proficiência

Fortaleza registrou crescimento na proficiência avaliada na Prova Brasil pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Em Língua Portuguesa, a média da capital cearense ficou acima do desempenho do Ceará e do Brasil, enquanto que em Matemática, o resultado na rede municipal ficou acima da média nacional.

Nos anos iniciais, houve crescimento na proficiência tanto em Língua Portuguesa (218,13) como em Matemática (222,41), o que representou um aumento, respectivamente, de 10,23 pontos e de 10,42 pontos na comparação com 2015.

Com relação aos anos finais, Fortaleza atingiu proficiência de 265,68 em Língua Portuguesa, e de 254,48 em Matemática, resultados que, na comparação com 2015, representam crescimento de 7,39 pontos em Língua Portuguesa e 2,32 pontos em Matemática.

Prova Brasil

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho capaz de descrever, em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes demonstram terem desenvolvido.

Há uma escala descrita para as habilidades em Língua Portuguesa e outra para Matemática. Dentro de cada uma das disciplinas, a escala é única e acumulativa, para todas as séries avaliadas.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Educação

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

7 órgãos abrem inscrições para mais de 100 vagas nesta segunda-feira

Pelo menos 7 órgãos abrem as inscrições nesta segunda-feira (22) para mais de 100 vagas em…