Home Destaque Festival Icozeiro, do CE, é um dos dois projetos do Brasil selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018

Festival Icozeiro, do CE, é um dos dois projetos do Brasil selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018

6 Primeira leitura
0
0
95
Apenas dois projetos do Brasil foram selecionados pelo 1º Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018.
O Festival da Cultura Icoense – ICOZEIRO, realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ), do Ceará, e a Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais, do Instituto de Imagem e Cidadania RJ, do Rio de Janeiro, foram os únicos selecionados do Brasil.
A divulgação aconteceu nessa quarta-feira (07) no site oficial do IberCultura Viva. Ainda foram selecionados 15 projetos da Argentina, Chila, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.
O IberCultura Viva é um programa intergovernamental de cooperação técnica e financeira voltado para o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária dos países ibero-americanos com a participação da Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.
Conforme a organização do programa, foi escolhida uma proposta de cada país integrante do Conselho Intergovernamental. Além desses 11 que obtiveram a primeira colocação em seus países, o programa decidiu premiar outros seis – os eleitos foram os mais bem pontuados entre os segundos lugares de cada país. O valor total destinado ao edital é de US$ 85 mil. Cada projeto receberá até US$ 5 mil.
Os projetos apoiados são encontros, congressos, seminários, festivais, feiras e colóquios que serão realizados entre novembro de 2018 e maio de 2019, com entrada livre e gratuita.
ICOZEIRO – Realizado desde 2011, o festival de artes integradas gratuito que já somou público agregado de cerca de 100 mil pessoas nas últimas edições e acontece de 18 a 30 de dezembro no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio do séc. XIX da antiga Casa de Câmara e Cadeia.
Em 2018, um novo desafio surgiu com a proposta de ampliar a programação, tornando-o 8° Festival Nacional ICOZEIRO – VIII Festival da Cultura Icoense, com a busca pela descentralização de atividades culturais na cidade e município de Icó.
Neste sentido, ao ser selecionado por um edital internacional de apoio à cultura comunitária, o Festival ICOZEIRO reafirma sua proposta de atuação contínua de formação de público local e regional, intercâmbio cultural, ocupação do centro histórico e valorização da Cultura como desenvolvimento econômico e social.
EDITAL IBERCULTURA VIVA – O objetivo do edital é apoiar eventos cuja forma de gestão se desenvolva a partir da articulação e do trabalho conjunto de organizações, coletivos culturais e povos originários, que fortaleçam a gestão cultural local e que busquem fomentar, enriquecer, fortalecer e/ou visibilizar produções culturais comunitárias tanto no campo artístico como para a construção de cidadania e a valorização das identidades dentro do Espaço Cultural Ibero-americano.
As inscrições estiveram abertas de 15 de agosto a 3 de outubro. Dos 110 projetos inscritos na plataforma Mapa IberCultura Viva, foram habilitados 89.
As candidaturas eram provenientes dos 11 países integrantes do programa: 35 do Brasil, 24 da Argentina, 5 do Equador, 5 do Peru, 4 de El Salvador, 4 do México, 4 da Guatemala, 3 do Chile, 2 de Costa Rica, 2 do Uruguai e 1 da Espanha.
Informações:
www.icozeiro.com // icozeiro@gmail.com //
Links do resultado:
http://iberculturaviva.org/17-projetos-sao-selecionados-no-edital-ibercultura-viva-de-apoio-a-redes-2018/
http://iberculturaviva.org/wp-content/uploads/2018/11/PT-INFORMACAO-III-SELECIONADAS-Redes-2018.pdf
Assessoria de Comunicação do VIII Festival Nacional da Cultura Icoense – ICOZEIRO – e Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) – Yuri Guedes de Lavor
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Campanha de Haddad declara que gastou 15 vezes mais do que Bolsonaro informou ao TSE

O candidato do PT a presidente, Fernando Haddad, declarou à Justiça Eleitoral despesas de …