Home Ceará Funceme prevê chuvas em todo o Ceará até sábado com mínimas de 23ºC em Fortaleza

Funceme prevê chuvas em todo o Ceará até sábado com mínimas de 23ºC em Fortaleza

3 Primeira leitura
0
0
161

A previsão do tempo para esta sexta-feira (7) e sábado (8) é de “nebulosidade variável com eventos de chuvas” em todas as regiões do Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Chuvas de até 178 milímetros atingiram o município de Farias Brito nesta quinta-feira (6) e a água invadiu casas e animais foram mortos.

Para a capital, a previsão da Funceme é a mesma para os próximos dois dias. Com céu parcialmente nublado nos períodos da tarde e noite, e temperaturas mínimas de 23ºC.

A chuva registrada em Farias Brito, com 178 mm, iniciou ainda na madrugada desta quinta é a maior precipitação do ano fora da quadra chuvosa. Segundo a Funceme, é a terceira maior chuva do ano no Ceará. Fica atrás apenas das chuvas que caíram no município de Icapuí, Litoral Leste, que registrou no dia 13 de abril precipitações de 255,00 e 179,0 milímetros.

Destruição

Praça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama.  — Foto: Edson Freitas/TV Verdes MaresPraça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama.  — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares

Praça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama. — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares

Com a intensidade das chuvas, diversas ruas em Farias Brito ficaram inundadas. A água invadiu casas, a praça da cidade e também deixou animais mortos, como dezenas de galinhas que estavam em uma propriedade.

Algumas barragens sangraram. No entanto, estradas que dão acesso a várias comunidades ficaram destruídas, e a praça principal da cidade ficou coberta de lama.

Fenômenos Meteorológicos

Imagens de satélites monitorados pelo órgão mostram nuvens sobre o estado do Ceará por causa da presença de um VCAN – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura – próximo à costa leste do Nordeste.

Ainda segundo a Funceme, no sul do Nordeste brasileiro, observa-se a presença de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) – uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, que se estende desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

PRISÃO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO DENTRO DE RESIDÊNCIA EM ICÓ

Por volta das 10h30min de ontem (16), a policia militar através do 190 recebeu uma denúnci…