Home Ceará Homicídios caem 30,5% em novembro; redução é a oitava do ano

Homicídios caem 30,5% em novembro; redução é a oitava do ano

5 Primeira leitura
0
0
15

Novembro representou, para o Ceará, o oitavo mês consecutivo de diminuição nos índices de criminalidade monitorados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Só em número de assassinatos, a redução foi de 30,6% comparada ao mesmo período do ano passado. A estatística, referente a homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios, foi divulgada na manhã de ontem, 6, na SSPDS, pelo secretário André Costa.

No acumulado de janeiro a novembro deste ano, foram 489 mortes a menos do que em 2017, o que já representa uma diminuição percentual de 10,5% ? valor acima da meta de 7% estipulada pelo Estado. No entanto, para assegurar o movimento de queda durante a próxima gestão Camilo Santana (PT), a estratégia governamental de segurança vai mudar. Segundo André Costa, os investimentos devem ser, agora, concentrados em inteligência e investigação.

“A Polícia Civil, tradicionalmente, faz um trabalho reativo. Sempre ‘correndo atrás'”, analisou o secretário. Por causa disso, o órgão investigativo deve passar a agir, também, de forma proativa, se antecipando às práticas criminosas. Parte desse novo fluxo proposto se inicia com a inauguração, nesta manhã, 7, do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste. “Esse Centro vem em boa hora para que a gente possa trabalhar com especialistas policiais e de universidades, para que os nove estados do Nordeste ? que compõem o Centro ? venham a ganhar tendo acesso mais fácil a dados”, observou Costa.

Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), César Barreira reconheceu como positiva a redução da criminalidade no Ceará, mas lembrou que não é possível afirmar com precisão que as causas para o declínio decorram apenas das ações policiais. Daí a importância, segundo o especialista, de intensificar os trabalhos investigativos e de inteligência. “Facções não vão ser contidas com violência. Só com violência”, ressaltou.

Everardo Lima da Silva, delegado-geral da Polícia Civil, afirmou que, desde que recebeu reforço de pessoal, armamento e viatura, o órgão tem conseguido, de fato, prevenir homicídios e roubos. “Precisa melhorar tanto em recursos como em efetivo, mas, mais do que isso, precisa mudar a estratégia. Vamos trabalhar de forma velada na parte preventiva. Vamos ser modelo para o Brasil. Anote aí que eu disse isso”, assegurou o gestor.

César Barreira orienta, por outro lado, que, atrelado aos investimentos em segurança, o Estado retome o ritmo dos trabalhos do Pacto por um Ceará Pacífico, programa que o especialista considera “muito bem montado e articulado”, mas que estaria, nesse momento, menos “presente” nas ações do Estado.

O POVO ONLINE/ LUANA SEVERO

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

PRISÃO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO DENTRO DE RESIDÊNCIA EM ICÓ

Por volta das 10h30min de ontem (16), a policia militar através do 190 recebeu uma denúnci…