Home Notícias INCENTIVO> Artista plástico de Quixelô ganha prêmio de reconhecimento nacional

INCENTIVO> Artista plástico de Quixelô ganha prêmio de reconhecimento nacional

3 Primeira leitura
0
0
73

A 14ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Piracicaba, em São Paulo, expôs mais de 200 trabalhos entre eles, quatro obras de dois artistas plásticos de Quixelô, Ruy Relbquy e Arivânio Alves. 

Arivânio teve a obra “Cida e a cachorrinha Branca’, premiada na categoria “Incentivo”.

A mostra é composta por bordados, desenhos, esculturas, gravuras, pinturas, vídeos, entre outras técnicas, produzidas por 120 artistas, sendo 107 selecionados e 14 convidados, de 21 estados do país, de acordo com o Sesc a Bienal se reafirma como maior evento de arte naïf do país.

O evento foi realizado sob a temática “Daquilo que Escapa”, com curadoria de Armando Queiroz, Juliana Okuda e Ricardo Resende

O evento destaca peças que simbolizam não apenas a infinidade de relações do homem com a fauna, a flora, com o sagrado e o religioso, mas também o caráter transgressor e insubordinado do artista naïf, sua visão crítica, engajamento e resistência.

Entre os 107 selecionados, quatro artistas receberam o prêmio “Destaque-Aquisição”, quando os trabalhos passam a integrar o acervo Sesc de Arte Brasileira. Cinco foram premiados na categoria “Incentivo”, além de quatro“Menções Especiais”.

Para Arivânio Alves, artista plástico que foi selecionado na categoria incentivo, a premiação representa nove anos de trabalho, desde de 2009 quando começou seus primeiros desenhos. “Vejo essa premiação como o reconhecimento do meu trabalho, dos anos de luta, quando ninguém via,o meu desenho como arte”, disse. “Agora ser reconhecido na maior exposição da minha categoria no meu país, é maravilhoso”.

Em 2016, o artista recebeu o prêmio ‘Menção Especial’ com a tela “As adventistas”.

Criada em 1992, na unidade de Piracicaba, a Bienal tem como intuito privilegiar a produção de artistas que revelam características da arte ingênua, espontânea, instintiva, popular, naïf ou naïve, concebidas, em sua maioria, de forma autodidata.

 

 

Diário Centro Sul

  • Procissão encerra festejos de São Francisco em Quixelô

    A tradicional procissão com a condução do andor de São Francisco de Assis assinalou o ence…
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

7 órgãos abrem inscrições para mais de 100 vagas nesta segunda-feira

Pelo menos 7 órgãos abrem as inscrições nesta segunda-feira (22) para mais de 100 vagas em…