Home Geral Jaguaribano é vencedor de concurso cultural do Consulado Britânico

Jaguaribano é vencedor de concurso cultural do Consulado Britânico

3 Primeira leitura
0
1
52

O cearense Romário Soares Barbosa, de 24 anos, assistiu nesta terça-feira, 13, ao Prêmio Newton 2018, em Brasília. Ele foi vencedor do concurso cultural “Apaixonado por Ciência”, ação conjunta entre Brasil e Reino Unido, com objetivo de incentivar a Ciência e a Tecnologia.

Além da viagem para acompanhar a premiação, ele ganhou o direito de exibir seus projetos aos cientistas presentes no evento. Morador de Jaguaribe, a 293,6 quilômetros de Fortaleza, Romário Soares é graduado em Gestão Pública e estuda Pedagogia e Ciências Biológicas.

Durante o Ensino Médio, o cearense foi bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq, após vencer competição na categoria de Ciências Biológicas, na Universidade de São Paulo (USP).

Ele ainda dedicou três anos à criação de projetos socioambientais, expostos em feiras de ciências espalhadas pelo Brasil. “A partir destes projetos, me tornei um amante das políticas públicas educacionais”, disse o estudante, acrescentando que pretende fazer doutorado na área da Educação.

Ativista do Movimento Acredito, de renovação política, do Mapa Educação e do Greenpeace, Romário Soares atuou, durante alguns anos, como Coordenador Regional da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).

O engajamento com as políticas de educação foram incentivadas por Marta Luciana, uma de suas professoras no Ensino Médio. “Foi a pessoa que me instigou a ler, pesquisar, desenvolver ciência. É uma grande inspiração”, completou Romário, lamentando o falecimento da docente, há dois anos.

Prêmio Newton 2018

O Prêmio Newton tem o intuito de “reconhecer e celebrar pesquisas e inovações” que sejam capazes de contribuir com o desenvolvimento social e econômico dos 16 países parceiros do Fundo Newton, investimento do Governo do Reino Unido de £ 735 milhões até 2021, o que equivale, a cerca de R$ 3 bilhões.

Em 2018, cinco projetos serão escolhidos. Cada país receberá uma premiação no valor máximo de 200 mil libras, que equivalem a aproximadamente R$ 1 milhão.

Redação O Povo Online/ISRAEL GOMES

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

PRIMEIRAS INFORMAÇÕES: Grave acidente no Conj. Gama em Icó

Duas pessoas ficaram feridas e um óbito foi registrado após um grave acidentes nas proximi…