Home Ceará Mais de 4 mil pequenos criadores do Ceará podem ficar sem o milho da Conab

Mais de 4 mil pequenos criadores do Ceará podem ficar sem o milho da Conab

3 Primeira leitura
0
0
145

Dos 5,5 mil pequenos criadores atendidos pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB) no ano passado no Ceará, mais de 4 mil ainda não fizeram o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). É o que revela levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Atualmente apenas 21,7% dos beneficiários que utilizam o ProVB já possuem registro no Sistema, índice inferior que a média nacional que é de 35%.

Os criadores usam esse programa para comprar milho, que é utilizado na ração de aves, caprinos, bovinos e outros animais. Atualmente, a maioria deles possui apenas o cadastro em papel, mas a partir do dia 30/08 deste ano, quem não tiver realizado sua inscrição corretamente pelo sistema eletrônico, ficará impedido de utilizar os benefícios do ProVB. A partir desta data, o cadastro no Sican passará a ser obrigatório para todas as operações referentes ao programa no país.

Para fazer o cadastro basta entrar na página do Sican, na internet, e informar dados básicos, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. Também é necessário preencher dados específicos sobre a atividade, como tamanho da propriedade e do plantel. O ideal é que o cadastro e sua atualização periódica sejam feitos pelo próprio interessado.

Em caso de dúvida na hora de efetuar a inscrição, os beneficiários podem assistir ao vídeo produzido pela própria Companhia com orientações do passo a passo do sistema, ou então ler o Manual de Vendas em Balcão. Os dois podem ser acessados no site da Conab. Os criadores também poderão buscar auxílio nas superintendências regionais ou unidades armazenadoras da Companhia no estado.

De acordo com o último levantamento da Conab, já foram cadastrados mais de 10 mil criadores em todo país, o que representa somente 35% do público atendido pelo programa em 2017. A utilização do Sican visa trazer mais agilidade e transparência à execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos.

Com informações da Conab

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

144 concursos inscrevem para 11,6 mil vagas em todo o país

Pelo menos 144 concursos públicos no país estão com inscrições abertas e reúnem cerca de 1…