Home Notícias Procissão encerra festejos de São Francisco em Quixelô

Procissão encerra festejos de São Francisco em Quixelô

3 Primeira leitura
0
0
31

A tradicional procissão com a condução do andor de São Francisco de Assis assinalou o encerramento dos festejos religiosos dedicados ao santo na cidade de Quixelô, no fim da tarde desta quinta-feira, 4.

Os padres João Teixeira (pároco da Igreja Matriz), Leiva Neves e Rogério Oliveira participaram da caminhada pelas ruas da cidade, ao lado de centenas de devotos.

Após a chegada da caminhada houve a bênção do Santíssimo Sacramento no altar.

Os festejos em honra a São Francisco em Quixelô são celebrados há 114 anos.

Com fervor, os devotos participaram do novenário e de missas. O tema da festa religiosa neste ano foi ‘Com São Francisco, somos cristãos, sujeitos na Igreja em saída, a favor do reino’.

O padre João Teixeira lembrou que a festa em louvor a São Francisco em Quixelô é uma expressão forte de fé, que cresce a cada ano. “O novenário é um momento de fortalecimento dessa fé, uma caminhada firme”.

O padroeiro de Quixelô é Bom Jesus Piedoso, cujo dia de celebração é 1º de janeiro, mas os festejos em louvor a São Francisco atraem um maior número de devotos.

Missa solene

Pela manhã desta quinta-feira, 4, houve celebração de missa solene com a presença do bispo da diocese de Iguatu, dom Édson de Castro Homem, e do arcebispo emérito de Aracaju, dom José Palmeira Lessa.

O bispo da diocese de Iguatu observou que São Francisco de Assis é um santo que se assemelha a Jesus. “Foi o que mais viveu o amor, a caridade, como nos ensinou Jesus”, frisou. “Pregou a paz, mostrou que a morte foi vencida e é superada com a vida eterna, além de nos dar grandes lições de caridade”.

Paróquia imperial 

Quixelô era uma paróquia antiga, da época imperial, mas foi destituída e somente em 1921 foi restituída pelo primeiro bispo da diocese do Crato, dom Quintino.

Em 1904, o monsenhor José Coelho introduziu a festa de São Francisco de Assis em Quixelô.

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

7 órgãos abrem inscrições para mais de 100 vagas nesta segunda-feira

Pelo menos 7 órgãos abrem as inscrições nesta segunda-feira (22) para mais de 100 vagas em…