Home Ceará Serviço Geológico do Brasil detecta potencial para presença de ouro e ferro em cidades do Ceará

Serviço Geológico do Brasil detecta potencial para presença de ouro e ferro em cidades do Ceará

3 Primeira leitura
0
0
44

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) detectou, por meio de estudos geográficos, uma potencial presença de ouro e ferro (teor de 40% a 85%) nas cidades de Itapipoca e Irauçuba na Região Norte do Ceará, como também em Mombaça, no Sertão Central. As informações sobre a descoberta vão ser apresentados na próxima quinta-feira (29), a partir das 14h30 no auditório do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici.

De acordo com o estudo, também em Itapipoca foram cadastradas novas ocorrências de mármores, utilizados para extração de cal, rochas de pegmatitos favoráveis à extração de mica e feldspato, e rochas de diatomitos. Para uso na construção civil, a área oferece materiais para brita, pedra para pavimentação, areia e rocha ornamental como migmatitos, granitos e gnaisses enderbíticos (conhecido como verde netuno), diz o estudo. Além desses recursos minerais, no município, há registros de fósseis de megafauna preservados nos chamados “tanques naturais”.

Em Irauçuba foram destaque as anomalias de prata, chumbo e Elementos Terras Raras (Cério e Lantânio), além das ocorrências de mármore calcítico, ferro, manganês e fosfato/urânio. Também ocorrem para utilização na construção civil areia, brita e rocha ornamental, com destaque para albita granito.

Já na região geológica de Mombaça há potencialidade, conforme o estudo, para substâncias metálicas como ferro, manganês e cobre, destacando-se principalmente às várias ocorrências de cromita associadas a corpos máficos-ultramáficos. Como materiais para uso na construção civil a área tem potencial para brita e rochas ornamentais.

A pesquisa identifica os vestígios de minerais em áreas com potencialidade para ação de indústrias e empresas que realizam extração.

 

 

Diário do Nordeste

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Barragens do Vale do Capim Pubo em Icó começam a sangrar

Com as recentes chuvas que banharam o município de Icó, inclusive com a da noite de sexta …