Home Destaque Sesc traz para Icó teatro africano com peça ‘Nos Tempos de Gungunhana’ com entrada gratuita

Sesc traz para Icó teatro africano com peça ‘Nos Tempos de Gungunhana’ com entrada gratuita

4 Primeira leitura
0
0
144

O Brasil é um país multicultural e plural que abraça outras etnias. Por isso, o Sesc promove ações artísticas que mostram os costumes e as características de outros países. Em setembro, o destaque será para Moçambique, que fica na África, território terrestre habitado há mais tempo que os demais continentes. Lar de inúmeras tribos com hábitos, crenças, línguas e histórias diferentes.

Sob esse cenário, será apresentada no Ceará a peça “Nos Tempos de Gungunhana”,  criada e protagonizada pelo ator moçambicano Klemente Tsamba, ator, músico e artista plástico, licenciado pela Escola Superior de Educação de Beja, em Portugal. Para criar o monólogo, ele pesquisou a oralidade no teatro antropológico africano e os relatos do livro “Ualalapi”, do escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, que inspiraram sua dramaturgia.

Ao narrar os kariganas, contos tradicionais encenados em sua apresentação, Tsamba revive a África Antiga do final do século 19, quando Império de Gaza, atual Moçambique, resistia à invasão lusitana, sob a liderança pelo rei Gungunhana.

O ator recorda que, ainda criança, ouvia as histórias dos anciãos moçambicanos sobre o antigo rei, por isso reconstruiu as histórias das pessoas que viveram este período. Encadeando histórias, provérbios, cantos e advinhações, Tsamba incorpora, desde personagens da realeza, até guerreiros e pessoas comuns, dando à plateia a experiência de conhecer a cultura e a história moçambicana.

Nos Tempos de Gungunhana já foi encenado em Cabo Verde, Portugal, Brasil, onde foi assistido em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Piauí. Na cidade de Iguatu, o espetáculo integra o Arte Encena Sesc, ação permanente de estímulo cultural e formação de plateia que a instituição realiza em todo o estado e também dialoga com o tema do circuito de incentivo à leitura, que neste ano, é dedicado à África. Em Icó, o Sesc firmou parceria com a Secretaria de Cultura e leva a peça ao Teatro da Ribeira dos Icós, patrimônio histórico e artístico do estado, construído em 1860.

 

Espetáculos Nos Tempos de Gungunhana

Data: 12/09

Local: Teatro da Ribeira dos Icós (Rua 7 de setembro, s/n)

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

Mais informações: (88) 3581-1130 ramal 207

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Samaritanas e Demolays realizam evento social para crianças carentes de Icó

Uma ação solidária, realizada último sábado (20), alegrou as crianças da cidade icoense. S…