Home Geral Setembro Vermelho> Cedro promoverá ações para prevenção de AVC

Setembro Vermelho> Cedro promoverá ações para prevenção de AVC

4 Primeira leitura
0
0
46

O mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, o Setembro Vermelho, é uma campanha nacional abraçada pela prefeitura de Cedro. Diversas ações programadas pela Secretaria Municipal de Saúde acontecerão a partir da próxima semana.  Atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para grupos de riscos (obesos, hipertensos, diabéticos, tabagistas e etilistas), além de caminhada no dia 12 de setembro, mostrando a importância da prevenção do AVC.

“Toda essa mobilização reforça a importância da mudança de hábito. Um simples gesto pode evitar doenças como hipertensão, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e doença arterial periférica. São 350 mil mortes a cada ano, só no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, reforça o prefeito e médico, Dr. Nilson Diniz.

No dia 12 de setembro os moradores participarão de uma caminhada percorrendo as principais ruas da cidade, além de atividades físicas. “Iremos levar informações sobre saúde para incentivar a mudança de hábitos, para que não tenhamos casos de AVC no município”, ressalta o secretário de Saúde Russel Sirius.

Cuide-se para viver melhor:

Fuja do sedentarismo – A prática regular de atividades físicas auxilia na perda de peso e fortalece os músculos, reduzindo as possibilidades de cardiopatias. E nem é preciso se tornar um grande atleta. Caminhadas regulares e a troca dos elevadores pelas escadas já ajudam.

Nada de cigarro – O tabagismo colabora para o aumento da pressão arterial, podendo causar lesões importantes nos vasos sanguíneos, aumentando as chances de ocorrência de infarto do miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Portanto, não fume.

Alimentação saudável – Cuidar da alimentação também é uma forma de cuidar do coração. A redução do consumo de gorduras saturadas, de sódio e a prevenção da obesidade são fundamentais para reduzir os riscos de doenças do coração.

Modere na bebida e esqueça o estresse – Quem procura ter uma boa saúde cardíaca também deve reduzir o consumo de álcool e combater o estresse. E não se esqueça de manter a hidratação do corpo, tomando muita água. Uma boa noite de sono também faz bem ao coração.

 

 

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Seis cidades do Sertão Central estão entre as 55 do Ceará que vão realizar cadastramento biométrico

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-Ce) reabriu o atendimento para o cadastramento…