Home Geral Sobral, no Ceará, tem tremor de terra de magnitude 1,5

Sobral, no Ceará, tem tremor de terra de magnitude 1,5

3 Primeira leitura
0
0
58

A cidade de Sobral, Região Norte do Ceará, registrou na noite de segunda-feira (8) um tremor de terra, de magnitude 1,5 sentido principalmente na Serra da Meruoca.

Segundo o engenheiro técnico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), André Silva, o tremor ocorreu por volta das 20h51. “Nós registramos esse tremor quase 21 horas de segunda-feira. Magnitude de 1,5. Foi um tremor na localidade Serra da Meruoca”, disse André.

Ainda de acordo com André, a magnitude 1,5 quase não é sentido pelas pessoas. “Esse tremor quase não é perceptível nos humanos. Não ocorre rachaduras nas paredes das casas, queda de telhas, etc. Há alguns casos quando o termor atinge a magnitude acima de 2,0”, explica.

O gerente operacional da Defesa Civil de Sobral, Francisco Rinaldo Nogueira Araújo, percorreu a região para verificar os efeitos desse tremor. De acordo com a Defesa Civil de Sobral, o tremor foi sentido em várias localidades e, segundo os moradores, o efeito mais forte observado foi de um barulho muito forte seguido de um tremor que chegou a mover os móveis e afastar as telhas.

Outros tremores

A Região da Serra da Meruoca é compartilhada pelos municípios de Meruoca, Alcântaras e Sobral. Em 2008 houve intensa atividade sísmica, tendo ocorrido um tremor de magnitude 4.2 que causou danos na região limítrofe desses municípios.

Em sismologia não é possível fazer previsões sobre a evolução da sismicidade. É possível que esse evento seja um sismo isolado ou também o início de uma nova fase de atividade sísmica. Só o tempo dirá qual das hipóteses era a mais provável.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Prefeitura de Várzea Alegre paga segunda parcela do 13º Salário

A Prefeitura de Várzea Alegre anunciou para esta quarta-feira, 12, o pagamento da segunda …