Home Geral Açude Gangorra, na região Norte do Ceará, volta a sangrar após sete anos

Açude Gangorra, na região Norte do Ceará, volta a sangrar após sete anos

2 Primeira leitura
0
0
217

Moradores do entorno do Açude Gangorra, em Granja, na região Norte do Ceará, comemoram a sangria do reservatório que não ocorria há sete anos. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório atingiu sua capacidade máxima na manhã desta sexta-feira (15).

Construído em 1999, sobre o leito do riacho Gangorra, o açude tem capacidade para 62 milhões de metros cúbicos. Sua sangria trouxe, além de alegria, alívio para a população que depende da água.

A represa do açude possui um toque especial por diferir dos mais tradicionais açudes cearenses, que possuem o sangradouro formado por uma parede, tradicionalmente chamado de barragem. O sangradouro do Açude Gangorra é rente ao chão e, na medida que a água vai transbordando, ela passa pelas pedras, fazendo uma mini cachoeira durante a cheia.

Balanço dos açudes

Conforme dados da Cogerh, atualmente 14 reservatórios estão sangrando no Ceará. Outros sete estão com volume acima dos 90%. A capacidade média dos 155 açudes monitorados pelo órgão é de 12,14%.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Operação nacional prende 16 foragidos da Justiça e apreende dois adolescentes no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu 16 pessoas e apreendeu dois adolescentes na manhã desta q…