Home Geral Ana da Rabeca aos 71 anos é a unica mulher a tocar o instrumento no sertão cearense

Ana da Rabeca aos 71 anos é a unica mulher a tocar o instrumento no sertão cearense

3 Primeira leitura
0
0
132

Na localidade de Baixio dos Gaviões, zona rural do município de Umari, a agricultura Ana Soares de Oliveira, 71 anos, a ‘Ana da Rabeca’, mantém desde os 15 anos de idade o gosto por tocar rabeca.

Começou tocando em casa, escondida de visitas. “Aprendi só olhando meu pai, tocar, afinar o instrumento”, contou. “Ele comprou depois um violino que veio da França e esse instrumento foi remodelado e tornou-se uma rabeca”.

No passado, chegou a formar um trio com duas irmãs, Maria, no pandeiro, e Honorina, no triângulo.  Foi descoberta pelo professor aposentado da UFC e pesquisador de cultura popular, Gilmar de Carvalho. “Já fiz apresentação em Fortaleza e em outras cidades”, contou. Toca por prazer.

Ana da Rabeca disse dar graças à Deus pelo dom que recebeu. “É uma felicidade imensa que eu tenho, aprendi apenas olhando meu pai tocar e a música me traz alegria, desparece, afasta a tristeza, é bom demais, adoro, passa toda tristeza”, pontuou.  Neste ano, chegou a plantar uma roça de milho, mas lamentar a pouca chuva na localidade.

O agricultor e esposo, Antônio Militão de Oliveira, disse que ver a arte da mulher com alegria. Eles se conheceram na cidade de Acopiara. “Ela tocava sanfona e violino”, disse. “Quando toca alegra toda a casa”.

filho, Anderson Soares de Oliveira, 24 anos, estudante, disse ter orgulho imenso da mãe. “Ela tocava escondida, com medo de não ser aceita, mas agora toca para as pessoas ouvirem”, disse.

Luís Teixeira, produtor cultural, presidente da Associação Cultural Maria Bonita, frisou que ‘Ana da Rabeca é um orgulho e foi descoberta pelo professor Gilmar de Carvalho, é a única mulher a tocar rabeca, é mestre da cultura regional. “A gente espera ela transmitir esse conhecimento aos jovens da região”.

O jornalista Gustavo Veras gravou um vídeo com Ana da Rabeca tocando o instrumento em momento de reportagem para a TV Diário:

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Operação nacional prende 16 foragidos da Justiça e apreende dois adolescentes no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu 16 pessoas e apreendeu dois adolescentes na manhã desta q…