Home Destaque Botijão de gás pega fogo dentro de residência em Icó

Botijão de gás pega fogo dentro de residência em Icó

6 Primeira leitura
0
1
1,662

Um botijão de gás de cozinha pegou fogo dentro de uma residência na manhã de hoje (15), em Icó. O fato ocorreu na rua General Piragibe (RUA DO MEIO), no centro histórico icoense.

De acordo com informações, o morador foi realizar a troca dos botijões, quando o registro veio a quebrar, ocasionando um vazamento. O alcance da chama do gás chegou até ao quintal, quando no momento existia um fogareiro  aceso, no mesmo instante a chama de gás foi  acendida tomando conta assim do botijão. Rapidamente um dos moradores conseguiu pegar o vasilhame em chamas e colocar para o lado de fora da casa. Ninguém ficou ferido durante o incidente.

Veja Vídeo:

Para evitar tragédias, é preciso ficar atento a detalhes importantes, como orienta o comandante o Portal Icó News com dicas do Copro de Bombeiros, confira:

O primeiro passo é realizar manutenção constante no botijão, na mangueira e no próprio fogão. Alguns vazamentos começam sorrateiramente, com odor fraco, e não chama a atenção da família, que acaba se acostumando com ele e deixando de tomar os cuidados necessários para evitar um desastre.

É preciso verificar o estado do botijão no momento da compra. Caso haja dúvidas sobre o peso ou qualidade, é preciso pedir a troca imediata.  O botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de danificação.

O comandante orienta, ainda, que não se pode colocar o botijão em lugar fechado, como armários. Mantenha-os em local ventilado.

Nunca instale o botijão próximo a ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir.

Acompanhe as dicas:

Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, é preciso verificar se eles têm gravada a identificação do Inmetro. Não pode ser outro tipo de material.

– Ao sair de casa, feche o registro de gás e nunca deixe panela no fogo aceso.

– Não permita que as crianças tenham acesso ao fogão.

– Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão.

– Não tente eliminar vazamentos de maneira improvisada.

Para vazamentos de gás sem fogo:

Um erro muito comum cometido diariamente por pessoas que querem checar vazamentos de gás é acender velas ou fósforos para realizar a checagem. Parece um erro óbvio, mas muita gente comete. A consequência é muito clara: explosões graves que podem matar todos os residentes da casa.

Entre as orientações do Corpo de Bombeiros está o alerta para que, em casos de vazamento de gás sem fogo, o registro do gás seja imediatamente fechado.

– Afaste as pessoas do local.

– Não acione interruptores de eletricidade.

– Desligue a chave geral de eletricidade somente se ela estiver
fora da residência.

– Não fume nem acenda fósforos ou isqueiros.

AREJAR O AMBIENTE

A qualquer suspeita de que há gás vazando no imóvel, o morador precisa abrir portas e janelas, de modo a permitir que o ar entre na casa. O passo seguinte é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), que passará as orientações por telefone ou, em casos mais graves, irá deslocar equipes para evitar acidentes.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Férias na moda é na Realce Calçados de Icó

Na Realce Calçados você vai encontrar sapatos, sandálias, botas, rasteiras, tênis e sapatê…