Home Geral Cagece instala sistema de recirculação de água em Várzea Alegre

Cagece instala sistema de recirculação de água em Várzea Alegre

3 Primeira leitura
0
0
46

Com o olhar voltado para a sustentabilidade, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) construiu um sistema de recirculação para a água usada na lavagem nos filtros da estação de tratamento do município de Várzea Alegre.

A nova estação será capaz de recircular quase 6 mil metros cúbicos de água por mês, quase 10% do que a população desta cidade consome mensalmente.

Esse sistema funciona recirculando a água que seria descartada após a lavagem dos cinco filtros da estação de tratamento do local. Com a ativação da estação, a água é direcionada para dois tanques de filtração e bombeada novamente para estação de tratamento de água, recebendo produtos químicos e filtração necessários para adequação da qualidade, seguindo para o processo de abastecimento da cidade.

Para construir o sistema, composto por dois equipamentos filtrantes, bombas, instalações elétricas e uma adutora de 240 metros, a companhia investiu aproximadamente R$ 272 mil reais na obra. Cabe lembrar que a recirculação dessa água significa que o mesmo volume de água bruta está sendo economizado no açude que abastece o município, o Olho D’água, que encontra-se com apenas 27,8% de sua capacidade de armazenamento.

De acordo com o coordenador de produção industrial da Cagece, Renato Silva, a construção dessa estação é mais uma garantia da continuidade do abastecimento da cidade: “A instalação desse sistema demonstra o interesse da empresa com a responsabilidade ambiental na preservação do manancial e reutilização da água, principalmente após esse longo período de estiagem”, informa.

Saiba Mais
A Cagece possui outros sistemas de recirculação de água no estado. Dentre eles, o mecanismo localizado na estação de tratamento Oeste, que abastece Caucaia e parte de Fortaleza, recircula cerca de 200 mil m³, o que significa 200 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer uma cidade com 8 mil habitantes.

 

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Homem é alvejado a bala em tentativa de assalto em Icó

Na tarde de ontem (25), por volta das 16h30, um homem foi alvejado a bala em uma tentativa…