Home Ceará Chuvas de abril contribuem para a extinção da seca grave na Região do Cariri do Ceará

Chuvas de abril contribuem para a extinção da seca grave na Região do Cariri do Ceará

3 Primeira leitura
0
0
65

O Monitor de Secas do Nordeste aponta que o Ceará fechou abril de 2019 sem seca grave na Região do Cariri.

De acordo com o monitor, o volume de chuvas na região e outras partes do Estado contribuiu para a diminuição da seca fraca e da seca moderada. A área de sem seca relativa também aumentou em comparação com o mês de março.

O volume de chuvas na região e outras partes do Estado contribuíram para a diminuição da seca fraca (de cor amarela) e da seca moderada (de cor bege). — Foto: Monitor de Secas Nordeste

Ainda segundo o estudo, o volume das precipitações de abril variou entre 150 mm e 500 mm e o acumulado no trimestre variou entre 400 mm e 1.000 mm. Na Região do Cariri, o mês de abril choveu 185,8 milímetros quando o esperado é 178,5. Um desvio positivo de 4,1%.

Ainda segundo o estudo, o volume das precipitações de abril variou entre 150 mm e 500 mm e o acumulado no trimestre variou entre 400 mm e 1.000 mm. Na Região do Cariri, o mês de abril choveu 185,8 milímetros quando o esperado é 178,5. Um desvio positivo de 4,1%.

Tipos de seca

A seca fraca, segundo o Monitor das Secas, ocasiona a diminuição do plantio e crescimento de pastagens. Os municípios pertencentes a esta faixa começam a apresentar déficits hídricos prolongados e o plantio quase não são recuperados.

A seca moderada ocasiona perda de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento. A seca grave representa perda total das pastagens programadas, escassez de água e restrições de água impostas. E a seca extrema gera grandes perdas das pastagens e a escassez de água é generaliza.

E a seca excepcional, gera perda total das plantações, escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Festival Junino será realizado em Icó neste dia 18

Nesta terça-feira (18), na quadra do Centro Social Urbano (CSU), será realiza mais uma edi…