Home Geral Cidades do Vale do Jaguaribe, Central, Inhamuns e Cariri são as que registram maiores chuvas de quinta

Cidades do Vale do Jaguaribe, Central, Inhamuns e Cariri são as que registram maiores chuvas de quinta

5 Primeira leitura
0
0
29

As regiões Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Sertão dos Inhamus receberam boas chuvas entre a quarta-feira (27) e esta quinta-feira (28), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 09h35. Essas regiões historicamente registram poucas precipitações.

Na terça-feira (26), a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, reforçou a importância dessas regiões de terem chuvas nos próximos dias para melhorar a situação dos reservatórios localizados nestas regiões.

“Estamos precisando de chuva. Os nossos reservatórios, os principais ainda estão em situação bastante crítica do ponto de vista de volume de água e como não está chovendo muito no Sul do Estado na Região do Cariri, Bacia do Salgado, Alto do Jaguaribe, está prejudicando o aporte de água tanto no Orós como no Castanhão”, disse.

No Sertão dos Inhamuns choveu em 26 municípios monitorados pela Funceme. A maior precipitação ocorreu em Araripe com 57,8 milímetros. Em seguida Iguatu com 51,0 milímetros, Solonópole (47,2 milímetros) e Milhã (46,0 milímetros).

Já no Vale do Jaguaribe, onde estão concentrados os dois principais açudes do Ceará, o Castanhão e o Orós, foi computado chuvas em 21 cidades. Destaque para Quixeré (63,0 milímetros), Jaguaribe (50,6 milímetros), Ererê (50,0 milímetros) e Russas (46,0 milímetros).

Outra região que recebeu bom volume de chuva foi a do Cariri. As chuvas do primeiro mês da quadra chuvosa superaram a média histórica em todas as macrorregiões do Ceará, menos no Cariri. Os 109,5 milímetros (mm) observados na região apresentaram desvio negativo de 30,6% com relação à média histórica de fevereiro, que é de 157,7 mm.

No observado nas últimas 24 horas, choveu em 24 cidades. Maior registro foi em Abaiara com 102,0 milímetros. Depois aparecem Crato (75,0 milímetros), Milagres (64,8 milímetros), Santana do Cariri (62,8 milímetros) e Altaneira (59,0 milímetros).

As chuvas atingiram pelo menos 133 municípios cearenses. A maior chuva em Fortaleza foi anotada no Posto da Água Fria com 29,0 milímetros.

Chuvas de março deste ano melhores do que 2018

O acumulado de chuvas neste mês já é maior que o registrado em março de 2018. Apesar de ainda não ter atingido a média, o observado até o dia 27 é de 197,3 mm, contra 127,8 mm do ano passado.

“O mês ainda não terminou e as chuvas continuar a banhar o Ceará. O volume acumulado é bem próximo à média climatológica, que é 203,4 milímetros. As chuvas têm sido provocadas, principalmente, pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor nesta época do ano”, reforça a gerente de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Para esta quinta (28), a previsão é de céu nublado com chuva em todas as macrorregiões. Já para a próxima sexta-feira (29), a Funceme aponta, neste momento, nebulosidade variável com eventos de chuva também em todas as macrorregiões.

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Operação nacional prende 16 foragidos da Justiça e apreende dois adolescentes no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu 16 pessoas e apreendeu dois adolescentes na manhã desta q…