Home Geral Dia Internacional do Museu será comemorado em Cedro

Dia Internacional do Museu será comemorado em Cedro

4 Primeira leitura
0
0
19
Locomotiva

Visitas guiadas, objetos de época, exposição fotográfica, literatura de cordel, além de exibição de documentários, coletâneas de matérias e de uma maquete virtual. Tudo isto estará disponível para a população de Cedro nesta sexta-feira (17) no Museu de Cedro. A ação comemora o Dia Internacional do Museu, celebrado no dia 18 de maio.

A comemoração faz parte da programação anual de atividades do projeto “Museu de portas abertas”, uma forma da população participar e conhecer cada vez mais o espaço. “Temos uma história rica, boa parte dela contada através da ferrovia, nosso trabalho é restaurar, relembrar e preservar essa história. Em 2016, entregamos a estação ferroviária totalmente reformada e pronta para abrigar o Museu de Cedro, em uma bela festa, que homenageou profissionais e familiares e que marcaram história nesta terra”, destacou o prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.

A programação conta com uma mostra cultural cujo tema é: “Literatura de cordel”, com cordelistas Edson Reis e Ioneide Moura. Haverá exibição de entrevistas com Consuelo Dias Branco, viúva do empresário, Ivens Dias Branco, e com outros membros da família, durante apresentação do sistema Ivens Dias Branco (SISDIBRA), programa a ser instalado no Memorial para catalogar dados que contarão a história e a genealogia de famílias cedrenses. O Memorial será entregue nas comemorações do centenário do município, em 2020.

O encerramento do evento contará com a apresentação da banda de música, maestro José Pretinho, que trará os jovens de sua formação interpretando músicas de época. A secretária de Cultura de Cedro, Aparecida Evangelista, enfatiza a importância desta participação. “Será um momento de relembrar a alegria da época da chegada do trem e com toda certeza iremos recordar sempre o passado de nossa gente e o êxito atual de Cedro”.

Exposição fotográfica

No final do mês de maio, será aberta a exposição “Olhares fotográficos”, do fotógrafo Marciel Bezerra que contará com imagens do grupo de idosos do CRAS I e II.

Locomotiva será restaurada

Para comemorar as festividades deste ano, a Prefeitura pretende restaurar a locomotiva antiga que fica do lado externo da estação ferroviária. Marinete Silva, moradora de Cedro lembra a importância dessa restauração. “Por diversas vezes os trilhos nos trouxeram desenvolvimento. Nossa história deve permanecer viva sempre”, pontua.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Festival Junino será realizado em Icó neste dia 18

Nesta terça-feira (18), na quadra do Centro Social Urbano (CSU), será realiza mais uma edi…