Home Destaque Domingo de Ramos abre celebração da Semana Santa em Icó; confira programação

Domingo de Ramos abre celebração da Semana Santa em Icó; confira programação

10 Primeira leitura
0
0
136

Celebrando o Domingo de Ramos, a Igreja Católica da início neste domingo (14) à programação da Semana Santa, que lembra os últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo, além de sua ressurreição. A celebração de ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho.

Para recordar esta passagem bíblica, as paróquias ligadas à Diocese de Iguatu realizam a procissão de ramos, antes da missa. Após a celebração, os ramos são levados pelos fiéis para casa ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de cinzas, no ano seguinte.

Em Icó, todas as igrejas e capelas da sede do município e zonas rurais celebraram a Procissão e Missa de Ramos durante todo o Domingo.

Benção dos Ramos na igreja de Nossa Senhora da Conceição (Monte) – Imagens: Portal Icó News

Confira programão a ser celebrada em Icó pela paroquia de Nossa Senhora da Expectação:

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL OFICIAL SEMANA SANTA MÊS DE ABRIL 2019

15/04 – SEGUNDA-FEIRA SANTA – PROCISSÃO DO ENCERRO

19h:00min. Celebração do Santo Ofício de Nosso Senhor dos Passos no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim e Procissão do Encerro.

  • Homens saindo da Igreja Santuário Diocesano Senhor do Bonfim com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Igreja do Sagrado Coração de Jesus do Colégio Senhor do Bonfim. (simboliza o momento do recolhimento de Cristo à oração no Monte das Oliveiras).
  • Mulheres saindo da Igreja Santuário Diocesano Senhor do Bonfim com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cidade Nova. (simboliza a caminhada de Nossa Senhora das Dores refletindo e meditando os sofrimentos da Mãe de Jesus a Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo).

16/04 – TERÇA-FEIRA SANTA – PROCISSÃO DO ENCONTRO

19h:00min. Procissão do Encontro

  • Homens saindo da Igreja Sagrado Coração de Jesus do Colégio Senhor do Bonfim, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos.
  • Mulheres saindo da Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cidade Nova com a imagem de Nossa Senhora das Dores.

As procissões seguirão diretamente para o Pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação, onde acontecerá a celebração do Encontro e o Cântico de Verônica.

17/04 – QUARTA-FEIRA SANTA – CELEBRAÇÃO DO SANTO OFÍCIO DE TREVAS

08h:00min. Acolhida aos Pré-Noviços Carmelitas e envio para às Comunidades

19h:00min. Celebração do Santo Ofício de Trevas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação

*Durante a Celebração do Santo Ofício de Trevas haverá Santas Confissões na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação.

18/04 – QUINTA-FEIRA SANTA

19h:00min. Santa Missa do Lava-Pés na Igreja de São José. Após a Santa Missa Transladação do Santíssimo Sacramento e Adoração a Jesus Eucarístico até às 00h00min. Haverá Santas Confissões durante a Vigília Santa de Adoração.

19/03 – SEXTA-FEIRA SANTA

03h:00min. Caminhada Penitencial e Via Sacra saindo do Santuário Diocesano Senhor do Bonfim para o Horto do Senhor do Bonfim. (Via Sacra preparada pela Pastoral Litúrgica e Comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Expectação)

11h:00min. Celebração do Santo Ofício da Agonia na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação e Procissão do Silêncio.

15h:00min. Celebração da Paixão e Morte de Cristo na Igreja São José. Após a celebração procissão com a imagem do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, encerrando na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação. As imagens ficarão expostas para a veneração dos fiéis até às 22h:00min.

17h:00min. Procissão do Senhor Morto saindo da Igreja São José. A imagem de Nossa Senhora das Dores e a imagem do Senhor Morto concluindo na na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação que ficará aberta até às 22h:00min. para visitação dos fiéis.

20h:30min. Via-Sacra preparara pelo Setor Juventude Paroquial pelas ruas da cidade.

20/04 – SÁBADO DE ALELUIA E PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA DO SENHOR

19h:00min. Benção do Fogo no Pátio da Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação seguida de Procissão com Círio Pascal para a Igreja São José onde acontecerá a Celebração da Vigília Pascal com o Sacramento do Santo Batismo para os catecúmenos.

Após a Vigília Pascal Procissão do Cristo Ressuscitado para o Santuário Diocesano Senhor do Bonfim encerrando na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação.

 Obs: Lembramos que todos os trajetos das Procissões e Caminhadas serão orientados pelo Pároco e os Conselheiros designados.

21/04 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

06h:00min. Santa Missa no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim

08h:00min. Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Expectação

17h:00min. Santa Missa na Igreja da Imaculada Conceição da Santa Mãe de Deus do Monte

19h:00min. Santa Missa na Igreja São José

Obs: Lembramos que todos os trajetos das Procissões e Caminhadas serão orientados pelo Pároco e os Conselheiros designados.

Que este Tempo Santo de Penitência nos santifique e renove a nossa fé fortalecendo nossa missão e serviço à Santa Mãe Igreja.

              Frei Juracy Barbosa Alves Júnior, O.Carm.

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Férias na moda é na Realce Calçados de Icó

Na Realce Calçados você vai encontrar sapatos, sandálias, botas, rasteiras, tênis e sapatê…