Home Geral Governo federal lança aplicativo que divulga licitações abertas

Governo federal lança aplicativo que divulga licitações abertas

5 Primeira leitura
0
0
13

Fornecedores de bens e serviços para o setor público terão à disposição mais uma ferramenta para acompanhar oportunidades de participação em licitações: o App ComprasNet Mobile. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente nas lojas da Google Play e Apple Store. A partir das 5 da manhã, em dias úteis, os usuários do App receberão notificações no celular sobre a abertura das licitações de bens e serviços, bem como detalhes para participar de licitações do Executivo federal.

“Isso facilita muito a comunicação e o acesso à informação dos pequenos fornecedores. Democratiza o processo de compras governamentais e também facilita o controle, seja para os órgãos de controle ou para o cidadão que quer acompanhar a licitação. Ele sabe o que está acontecendo com muito mais qualidade”, afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel.

Entre as funcionalidades disponíveis destaca-se a possibilidade de o usuário ser alertado apenas sobre contratações de seu interesse. As informações são apresentadas de forma prática e simples. Nesta primeira versão, estão disponíveis as seguintes funcionalidades:

  • Licitações – permite a visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item licitado;
  • Central de Mensagens – é uma espécie de correio eletrônico que envia mensagens para o usuário sobre assuntos relacionados ao sistema de licitações, como atualizações, mudanças, publicações de normas relacionadas ao tema;
  • Parametrização – permite a configuração de filtros para que sejam enviados avisos sobre as licitações publicadas no dia, de acordo com a área de interesse selecionada (ex: material de escritório, serviço de limpeza) e região do País;
  • Opção do ME/EPP – é uma funcionalidade que permite exibir licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, de acordo com o estabelecido na Lei Complementar nº 147/2014.

Há cerca de 12 milhões de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte registrados no País, de acordo com o Sebrae. Desses, aproximadamente 2% estão aptos a vender para o Governo.

“O aplicativo facilitará a ampliação da participação das empresas às licitações públicas e vai gerar um ciclo virtuoso, proporcionando desenvolvimento local, gerando empregos, ampliando a competitividade e reduzindo os valores das compras”, destaca Cristiano Heckert, secretário de Gestão do Ministério da Economia.

Essa é uma iniciativa que surge a partir da parceria firmada entre o Ministério da Economia e o Sebrae, que investirá aproximadamente R$ 11 milhões na modernização do sistema de compras públicas do Governo Federal (Comprasnet). O App Comprasnet Mobile é a primeira entrega dessa atuação conjunta. Nos próximos dois anos, haverá implantação de novos módulos no sistema e desenvolvimento de ferramentas mais intuitivas e de fácil operacionalização.

Mais informações sobre o APP ComprasNet Mobile podem ser obtidas aqui ou pelo telefone 0800-978 9001.

Telas do APP ComprasNet Mobile

 

Fonte: Ministério da Economia

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Irmãos icoenses fabricam bicicletas a partir de materiais reutilizáveis

Os irmãos icoenses Damião e Daniel Hipólito, criam modelos diferenciados de bicicletas, qu…