Home Geral Juazeiro do Norte/CE: Golpe clona contas de WhatsApp para pedir dinheiro a amigos e familiares de vítimas

Juazeiro do Norte/CE: Golpe clona contas de WhatsApp para pedir dinheiro a amigos e familiares de vítimas

5 Primeira leitura
0
0
104

Criminosos estão clonando o contato dos usuários no aplicativo Whatsapp e, por mensagem, pedem transferências bancárias a amigos e família das vítimas, em Juazeiro do Norte. O novo golpe tem deixado a Polícia Civil em alerta.

A nutricionista Andréia* foi uma das vítimas. Ela iniciou uma conversa com uma amiga, a professora Auxiliadora*, que, durante a troca de mensagens, revelou precisar de um depósito de R$ 1.700.

Andreia disse não ter o dinheiro, e a conversa seguiu, até que a amiga a convidou para participar de um grupo, também no WhatsApp, de venda de roupas de grife. Primeiramente um código seria enviado para o telefone, o qual ela teria que encaminhar de volta para a amiga. As instruções dadas eram, na verdade, uma forma de copiar o número de Andreia e usá-lo para extorquir outras pessoas. A ação foi interrompida quando a nutricionista recebeu uma mensagem da amiga, enviada a partir de outro número, explicando a situação.

A professora Auxiliadora conseguiu reparar o problema do telefone antes de os golpistas conseguirem extorquir dinheiro dos colegas. Tudo começou quando, da mesma forma que Andreia, ela recebeu a proposta de entrar em um grupo. Para isso, precisava acessar um link e encaminhar um código para uma das administradoras. Após o passo a passo, ela não foi adicionada a nenhum grupo e percebeu que o telefone havia sido clonado.

Após a ação, Auxiliadora ligou para  as amigas e confirmou o golpe: mensagens solicitando ajuda financeira estavam sendo encaminhadas do seu número para vários amigos e familiares. Imediatamente, a mulher tratou de informar os colegas e fez um Boletim de Ocorrência na delegacia de Juazeiro do Norte.

Conforme o delegado Juliano Marcula, a ação trata-se de estelionato. Ele orienta que a população tenha cuidado e sempre desconfie dessas solicitações através do aplicativo e confirme com a própria pessoa. Além disso, o Policial atenta para a importância  de registrar um B.O. para auxiliar nas investigações sobre o caso.

Proteção

Há uma ação que pode deixar o celular protegido e, assim, evitar que os golpistas clonem o número. Conforme o professor de informática, José Vinicíus, basta acessar as configurações do aplicativo e ativar a verificação de duas etapas.

De acordo com José Vinicíus, dessa forma, o número irá ficar mais protegido, “são dois fatores que você necessita para ativar o WhatsApp em outro telefone, o que deixa o aparelho mais seguro”.

*Sobrenomes não revelados para proteger as identidades das vítimas.

 

Diário do Nordete

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

IFCE de Iguatu lança edital complementar de seleção para cursos técnicos

Até o próximo dia 22, pessoas que já concluíram o ensino médio terão uma nova oportunidade…