Home Ceará Laboratório sismológico registra novos tremores de terra no Sertão do Ceará

Laboratório sismológico registra novos tremores de terra no Sertão do Ceará

5 Primeira leitura
0
0
30

Abalos sísmicos voltaram a ser registrados entre esta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), no Ceará. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), sismos foram registrados no período pela estação NBPB, que está a aproximadamente 50 km ao sul da área epicentral, que fica próxima à localidade de São Joaquim, no município de Quixeramobim, no Sertão Central do Estado. De domingo a segunda-feira, foram cinco tremores na cidade de Boa Viagem. Houve intensa atividade sísmica também na terça-feira (19) e na quarta-feira (20).

Quinta, segundo o LabSis, foram registrados três eventos acima do limiar de percepção, em geral da ordem de 1,5, mas que pode ser menor. Esses eventos ocorreram às 23h39, de magnitude 1,5, às 6h31, de magnitude 1,5 e às 12h19, de magnitude 1,7.

Nesta sexta-feira, até esta manhã, às 8h15, somente foram registrados micro tremores, que são sismos de magnitude abaixo do limiar de percepção. Os maiores foram registrados às 3h52, de magnitude 1,2 e às 5h10, de magnitude 1,0. No registro do evento de magnitude 1,2 pela estação NBPB podem-se ver outros micro tremores registrados, o que comprova a intensa atividade sísmica, pelo menos na escala de micro tremores.

O LabisSis afirmou que contatos são mantidos com autoridades de Quixeramobim e população local para verificar o efeito dos tremores. No tremor de magnitude 2,9 da última quarta-feira (20), a terra tremeu de maneira significativa e deixou as pessoas aflitas, segundo a Defesa Civil do município. Segundo relatos de moradores, caiu reboco solto das paredes de uma escola, como também registros de casas que tremeram, além de cisternas e árvores. Nos eventos de magnitude 1,5 de quinta foram sentidos apenas os estrondos, sem o tremor, segundo o LabSis.

Histórico de tremor

Em 20 de novembro de 1980, ocorreu um tremor de terra na cidade de Pacajus com magnitude de 5,2. Outros tremores foram registrados no Estado. Houve um de magnitude 4,8, no município de Irauçuba, em 1991. Já no ano de 1997, também ocorreu atividade sísmica de 3,2 dentro do reservatório do Açude Tucunduba, entre os municípios de Senador Sá e Marco.

Outro tremor forte foi sentido em Sobral, em 2009, quando chegou a 4,3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

E em outubro de 2017, um tremor de terra em Cascavel, de magnitude 3, causou fissuras em prédios, fez casas tremerem e assustou moradores.

Causa dos tremores

Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica.

As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

 

G1/CE

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Ceará

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Operação nacional prende 16 foragidos da Justiça e apreende dois adolescentes no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu 16 pessoas e apreendeu dois adolescentes na manhã desta q…