Home Destaque larvas são encontradas em peixes pescado no açude de Lima Campos em Icó

larvas são encontradas em peixes pescado no açude de Lima Campos em Icó

4 Primeira leitura
0
0
2,769

Alguns peixes da espécie Pirambeba pescado no açude de Lima Campos, ao serem abertos, todos estavam com larvas. O fato causou grande preocupação nas pessoas que recolheram os peixes nas águas do açude.

Os peixes foram pescados na manhã de hoje (11) no açude de Lima Campos em Icó e seria para consumo dos próprios pescadores e não para comercialização. A ocorrência de larvas foi registradas em duas espécies Pirambeba e Traira. Não se sabe ainda que espécie de larvas foi encontrado nos peixes do açude de Lima Campos.

Peixe com larvas encontrados no açude de Lima Campo em Icó – Imagem: Portal Icó News

Nossa equipe entrou em contato como o coordenador da Vigilância Sanitária do município de Icó, Fabrine Alexandre dos Santos, o mesmo orienta a população a procurar o órgão e a evitar o consumo de pescado com larvas. Ainda de acordo com o coordenado, é de suma importância que os pescadores procure a vigilância sanitária para que o órgão oficialize e tome as medidas necessárias.

CASOS SEMELHANTES

Caso semelhante aconteceu no mês de abril de 2017 no Rio Jaguaribe, na cidade de Iguatu, na localidade de Quixoá. Exames dos peixes feitos na Universidade Federal do Rio de Janeiro constataram que os parasitas são do gênero clinostomun e causam a doença em pontos amarelos, que pode resultar na morte do pescado.

Já em Icó no mesmo mês, foi registrado a ocorrência de larvas em peixes das espécies piau e curimatã. Segundo pescadores artesanais na época, foram encontradas larvas no pescado capturado no Rio Salgado, na altura da localidade de Conjunto Pedrinhas.

AÇUDE DE LIMA CAMPOS

O Açude Lima Campos, no distrito de mesmo nome, na zona rural deste município, está agonizando. Acumula apenas 4,73 % de sua capacidade. O reservatório é estratégico para o abastecimento de Icó e de localidades rurais. Sem recarga desde 2012, a barragem tende a secar, colocando em colapso de abastecimento milhares de pessoas, caso não ocorra recarga.

O reservatório tem importância histórica no ciclo das secas que assolaram o Ceará. É a primeira barragem por intervenção do governo federal, no período republicano, a partir dos anos de 1930, no Estado.

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Irmãos icoenses fabricam bicicletas a partir de materiais reutilizáveis

Os irmãos icoenses Damião e Daniel Hipólito, criam modelos diferenciados de bicicletas, qu…