Home Geral Saúde de Cedro será destaque em programa de TV em rede nacional

Saúde de Cedro será destaque em programa de TV em rede nacional

5 Primeira leitura
0
0
88

O município será pauta do #EuFiscalizo, atração mensal de responsabilidade do Tribunal de Contas da União (TCU), exibida na TV Câmara e TV Senado. Equipe de reportagem se encontra no município e está gravando ações da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que mantém estoque de medicamento e uma logística efetiva de atendimento à população. O programa será exibido no primeiro sábado do mês de maio (dia 4/5).

A gestão municipal vem ao longo dos anos ampliando o acesso de medicamentos nas 12 Unidades Básica de Saúde (UBS) instaladas em Cedro. “Quando iniciei o governo (2013-2017), os remédios eram entregues na sede da Secretaria de Saúde. O que fizemos foi iniciar um processo de readaptação, de modo a facilitar o acesso ao cidadão”, destaca o prefeito Dr. Nilson Diniz, que fez mais: disponibilizou novos medicamentos, comprou veículo para fazer a entrega, ampliou o quadro de profissionais e capacitou.

Para a repórter Ana Paula Rangel, a escolha do município de Cedro teve um motivo muito forte. “Viemos aqui para destacar um trabalho apontado pelo TCU como exemplo na distribuição de medicamentos. Cedro é referência no Brasil em matéria de cuidados com os pacientes. Estamos gravando para mostrar como isso é feito”.

O supervisor da CAF, Rondinele do Carmo, informa que o município, desde 2013, tem mantido os estoques de medicamentos, deixando-os à disposição da população. “A equipe do programa de TV do TCU veio fazer a reportagem, acompanhando os serviços prestados, a distribuição dos medicamentos nas residências dos moradores”.

A forma de aquisição de medicamentos é a mesma de outras cidades do Estado. A compra pactuada envolve os Governos Federal, Estadual e Municipal. O secretário de Saúde Russel Sírius ressalta que, no início de cada ano, a gestão faz a sua programação, criando os pedidos com base no estoque e na demanda; o fluxo de chegada da medicação é feita a cada trimestre.

Sirius lembra ainda que a vinda da produção do programa #EuFiscalizo é fruto de uma pesquisa do TCU que destaca Cedro como referência desde 2014, com a aquisição da Central de Abastecimento Farmacêutico. A experiência deu certo. “A pauta da matéria é o SUS que dá certo, é uma experiência nossa que deu certo. Nossa forma de fazer pode ser destaque para os demais municípios brasileiros”, discorre o secretário de Saúde.

Para ele, o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HORUS), que visa a qualificar os serviços prestados nas três esferas do SUS, contribui sobremodo para a ampliação do acesso aos medicamentos da atenção à saúde. “Fazemos este controle de medicamentos nas unidades por meio do HORUS. O cidadão, assim, tem mais facilidade no recebimento do medicamento”, esclarece Russel Sírius.

No estado do Ceará, somente os municípios de Cedro e Juazeiro do Norte gravarão matérias para o TCU.

Marciel Bezerra/ 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Motoqueiro preso com arma de fogo por agentes penitenciários em Icó

Por volta das 17 horas deste sábado, 18, na CE 282, na localidade de Verdinha, região do C…