Home Geral SEMANA SANTA – Segunda-Feira Santa – Saiba o que aconteceu com Jesus nos dias que antecederam o Domingo de Páscoa

SEMANA SANTA – Segunda-Feira Santa – Saiba o que aconteceu com Jesus nos dias que antecederam o Domingo de Páscoa

5 Primeira leitura
0
0
17

É o segundo dia da Semana Santa. Onde o Nosso Senhor dos Passos começa sua caminhada rumo ao calvário.

Na Segunda-feira Santa é o dia que contemplamos a caminhada do Nosso Senhor dos Passos rumo ao calvário. Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica. Essa procissão faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

A procissão dos Passos, tradição implantada em Portugal pelos Franciscanos ao longo do século XVI, é uma espécie de repetição do caminho de Jesus, desde o Pretório até ao Calvário.

Trata-se de uma reconstituição das ruas de Jerusalém, uma Via Sacra mais imponente e com forte intensidade dramática, em que o próprio Cristo caminha com os devotos que se mantém hoje como catequese viva e apelo profundo à conversão.

O Senhor dos Passos, levando a cruz às costas, atravessa as ruas, como outrora percorreu as de Jerusalém. No meio do percurso dá-se o Encontro de Jesus com a sua Mãe, a “Senhora das Dores”, um dos momentos centrais do cortejo.

Em muitos lugares, a procissão inicia-se com o Sermão do Pretório e termina com o Sermão do Calvário. O figurado processional depende das tradições locais, mas geralmente recorda passagens  evangélicas da Paixão, trechos do profeta Isaías, e as personagens que marcaram a passagem terrena do Messias. Os penitentes também estão presentes.

PROGRAMAÇÃO EM ICÓ

15/04 – SEGUNDA-FEIRA SANTA – PROCISSÃO DO ENCERRO

19h:00min. Celebração do Santo Ofício de Nosso Senhor dos Passos no Santuário Diocesano Senhor do Bonfim e Procissão do Encerro.

  • Homens saindo da Igreja Santuário Diocesano Senhor do Bonfim com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Igreja do Sagrado Coração de Jesus do Colégio Senhor do Bonfim. (simboliza o momento do recolhimento de Cristo à oração no Monte das Oliveiras).
  • Mulheres saindo da Igreja Santuário Diocesano Senhor do Bonfim com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Comunidade Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cidade Nova. (simboliza a caminhada de Nossa Senhora das Dores refletindo e meditando os sofrimentos da Mãe de Jesus a Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo).
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Operação nacional prende 16 foragidos da Justiça e apreende dois adolescentes no Ceará

A Polícia Civil do Ceará prendeu 16 pessoas e apreendeu dois adolescentes na manhã desta q…