Home Destaque Spaece> Icó e Umari não atingem padrão desejável de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental

Spaece> Icó e Umari não atingem padrão desejável de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental

3 Primeira leitura
0
0
210

Os dados do relatório do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2017 revelam que Icó e Umari, na região Centro-Sul do Ceará, foram os únicos municípios cearenses a não atingirem padrão desejável de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental.

A pesquisa avaliou no período de 28 a 30 de novembro do ano passado o desempenho de alfabetização dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, e a evolução dos alunos de 5º e 9º ano em português e matemática.

O governador Camilo Santana disse que os dados apresentados “triplicaram e são os melhores” desde 2008, quando teve início a avaliação no Estado.

O esforço para o ano de 2018 é alcançar a meta de 100% de municípios com o índice de padrão desejável de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Ao todo, 182 cidades já estão dentro do objetivo, restando apenas os municípios de Icó e Umari.

Sem saber o que fazer

Em recente encontro realizado na Faculdade Vale do Salgado (FVS) com gestores da região, sobre desenvolvimento regional, foi abordado o resultado do Spaece da Crede 17, em Icó e alguns secretários lamentaram o resultado pífio de Icó e de Umari.

A secretária de educação de Icó, professora, Aurineide Amaro, chegou a indagar qual o segredo, o que se deveria fazer para melhorar os indicadores educacionais.

A secretária de Educação de Orós, Helma Guedes, disse que a fórmula é simples: “É investir em Educação, valorizar o professor, melhorar o salário, da condições de trabalho e sair de trás do birô e visitar as escolas”.

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Destaque

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

IFCE de Iguatu lança edital complementar de seleção para cursos técnicos

Até o próximo dia 22, pessoas que já concluíram o ensino médio terão uma nova oportunidade…