Home Geral Tradição dos grupos de caretas é mantida em Umari/CE

Tradição dos grupos de caretas é mantida em Umari/CE

2 Primeira leitura
0
1
424

O Grupo de caretas é uma antiga tradição da cultura popular e ainda são mantidos em vários municípios do interior cearense.

O município de Umari, na região Centro-sul é um deles. Precisamente no sitio Logradouro, zona rural do município, a tradição é secular, os caretas quebram a rotina, fazem barulho, andam em bando, pedem donativos para o Sábado de Aleluia e impõem medo às crianças.

Vestidos a caráter – rostos encobertos com capuz, máscaras, saiotes de tecidos coloridos, chocalhos, música e muito barulho, os brincantes saem busca de esmolas nas residências.

A organização do grupo de caretas do sitio Logradouro é destaque, de acordo com o mestre Geraldo Ferreira de Araújo, tudo que é arrecadado durante a brincadeira é partilhado entre os brincantes e para família carentes da comunidade.

O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira de malhação do Judas, na noite do Sábado de Aleluia, para a madrugada de Domingo de Páscoa, quando os católicos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo.

Confira Vídeo:

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Geral

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

IFCE de Iguatu lança edital complementar de seleção para cursos técnicos

Até o próximo dia 22, pessoas que já concluíram o ensino médio terão uma nova oportunidade…