Home Notícias Umari promove encontro de cultura popular dos sertões; evento acontece na Festa de São Gonçalo

Umari promove encontro de cultura popular dos sertões; evento acontece na Festa de São Gonçalo

4 Primeira leitura
0
0
45

Nesta sexta-feira, 4, e sábado,5, será realizado na cidade de Umari, na região Centro-Sul do Ceará, o I Encontro de Cultura Popular dos Sertões. A programação inclui a apresentação dos seguintes grupos folclóricos, no dia 4 – ‘As Xicas’, de Triunfo, na Paraíba; ‘Os caretas do Mestre Zé Augusto’, de Umari; ‘Semearte’, de Cachoeira dos Índios, na Paraíba PB.

O Primeiro Encontro de Cultura Popular dos Sertões reúne a apresentação de grupos da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará em apresentação em Umari, dentro da programação cultural da festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro da cidade.

No sábado, 5, fazem apresentação Grupo de Teatro Arte da Ribeira, de Icó; Penitentes de Cedro, no Ceará; Bandoleiros do Sertão – de Triunfo (PB) e Caboclos do Mestre Bebé, de Major Sales no Rio Grande do Norte.

As apresentações serão realizadas na praça ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. O evento tem o apoio do Fórum da Cultura e do Turismo da Região Centro-Sul e Vale do Salgado. O presidente da entidade, Vando Rodrigues, destacou a importância do evento para a valorização das manifestações artísticas e culturais da região. “Com certeza, será uma programação marcada pelo sucesso”, pontuou.

O novenário em louvor ao padroeiro São Gonçalo do Amarante começou no último dia 1º. A festa prossegue até o próximo dia 10, quando haverá missa solene e procissão com a condução do andor com a imagem do santo. 

O coordenador local do evento, Luís Teixeira, disse que a expectativa é grande entre os moradores. “As apresentações vão acontecer após a celebração de novena e missa, por volta das 20 horas, ao lado da Igreja”, pontuou.

A Igreja foi reformada após ter sido parcialmente danificada por um doente mental que ateou fogo em julho passado. O padre Paulo César, pároco da Matriz de São Gonçalo, destacou a importância da festa para fortalecer a fé católica e vivenciar a tradição local, religiosa e cultural. O novenário atrai centenas de devotos.

 

Diário Centro Sul

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Notícias

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja Também

Motorista colide veículo em poste de energia em Icó

Um homem colidiu o carro que conduzia em um poste de iluminação nas proximidades da Ponte …